A Neuroeducação é uma ciência transdisciplinar que integra os avanços das neurociências a todas as ciências da educação, criando uma abordagem inovadora para compreender e intervir nos processos de aprendizagem.

Sua missão é compreender o aprender humano em toda a sua complexidade, considerando, antes de tudo, a integridade neurofisiológica e os aspectos de saúde, correlacionando-os a fatores ambientais, sociais e familiares que influenciam o desenvolvimento. Diferente de abordagens fragmentadas, a Neuroeducação rejeita rótulos e diagnósticos reducionistas, considerando-os como ponto de partida, e não como objetivo final, ao colocar o indivíduo no centro do processo e potencializar seu desenvolvimento em qualquer contexto de aprendizagem.
Onde há aprendizagem, há espaço para a Neuroeducação atuar.

O Neuroeducador pode atuar em diferentes contextos, sempre baseado em ciência:
- Clínico
Avaliação, estimulação e reabilitação neuroeducacional, com testes e protocolos abertos e abordagem integrada que respeita limites éticos e trabalha em rede multidisciplinar. - Educacional
Transformação pedagógica e inclusão real, atuando como professor, gestor ou formador de políticas educacionais, aplicando estratégias neurocientíficas que impactam todo o ecossistema escolar. - Institucional
Consultoria e inovação em escolas, empresas, órgãos públicos e organizações sociais, criando ambientes que aprendem, se adaptam e evoluem. - Comunitário e Social
Projetos de impacto em comunidades, populações vulneráveis e grupos atípicos, promovendo equidade, inclusão e desenvolvimento humano.

- Neuromarketing – aplicação da Neuroeducação na criação de experiências e estratégias de consumo baseadas em evidências neurocientíficas.
- Neurodireito (Neurolaw) – integração de neurociência e comportamento humano na análise jurídica e tomada de decisão legal.
- Neuroarquitetura – aplicação dos princípios neurocientíficos para projetar espaços que favoreçam bem-estar e aprendizagem.
- Outros campos emergentes – como neurodesign, neuroeconomia e áreas correlatas, onde o conhecimento neuroeducacional pode inovar processos e resultados.